O Mito do Multitasking
Aprenda a fazer uma coisa por vez.
A sensação que temos é que “o ano passou voando e eu não vi”. Se essa sensação é forte para você, a notícia pode não ser muito boa: seu gerenciamento de tempo não é grande coisa. Mas não se preocupe, vamos te ajudar com isso. Hoje falaremos sobre como o Multitasking pode estar sendo o principal inimigo da sua produtividade.
Todos nós já participamos de alguma reunião em que alguém está completamente alheio ao
assunto em pauta porque, no
paralelo, estava fazendo outras
coisas, como respondendo no
celular, enviando e-mail,
conferindo o Teams ou qualquer outra atividade não relacionada ao tema do encontro.
O que acontece é que enquanto ainda valorizamos a cultura da
correria, estar sempre ocupados e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo é um tiro no pé da produtividade. O trabalho remoto deixou isso mais claro. A interrupção programada nas reuniões remotas, por um lado, auxiliam muito no processo de troca de informações e experiências, o que de forma presencial ocorre de maneira mais orgânica.
Se precisamos estar constantemente ligados no Teams, no WhatsApp, no e-mail e outras plataformas, o foco para fazer cada tarefa de uma vez também se reduz e, para dar conta das demandas, temos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem dar a devida atenção a cada tarefa, o que gera muito mais cansaço mental, ansiedade e aumenta a probabilidade de erros que poderiam ser evitados.
Para melhorar o gerenciamento do tempo, pode ser útil adotar as seguintes etapas:
Planejamento semanal:seja no trabalho, no estudo, nas atividades domésticas ou em qualquer outra, ter um planejamento semanal é muito importante. Primeiro porque da a visão do todo - ou seja, o que precisa ser alcançado e cumprido durante a semana. Segundo, porque te ajuda a mapear o tempo de execução de cada tarefa, entender o que pode ser delegado ou substituído e desenvolver um processo diário no qual se aproveite os poços de produtividade.
Foco e descanso:a maior parte dos celulares e aplicativos possui a função foco, que bloqueia notificações e chamadas pelo período selecionado. Defina e reserve na sua agenda alguma hora específica para o foco, de modo que você não seja interrompido durante a execução de alguma tarefa importante. Outra boa dica é intercalar uma tarefa com um período de descanso, que pode ser mais curto ou mais longo, a depender do nível de esforço que a tarefa exige.
A importância de saber pedir ajuda:delegar tarefas, pedir ajuda, ou negociar a extensão de um prazo são alguns dos maiores pesadelos para muita gente. Isso é o que faz com que essas pessoas sigam fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, o que no longo prazo, gera mais danos do que resultados, seja para o profissional, seja para empresa. Pedir ajuda, delegar uma atividade, negociar um prazo, não precisa ser um bicho de 7 cabeças. É importante, porém, entender o que é prioridade e conversar com a pessoa certa.
Em resumo, para produzir mais e melhor, é preciso focar em uma coisa de cada vez. Assim, você garante que a sua atenção está dedicada aquele momento, e os resultados tendem a ser melhores
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