‘Infiniti Game’ nas transformações em saúde
A tecnologia avança continuamente. A área da saúde é um dos setores que vem liderando as inovações nos últimos anos. Estabelecimentos como hospitais e clínicas contam com sistemas, dispositivos, Inteligências e aparelhos que permitem cada vez mais eficácia, agilidade e eficiência nos cuidados. Várias tendências de transformação digital são criadas, gerando significativos impactos para pacientes e profissionais. Essas mudanças são irreversíveis. Compreender como lidar com elas é um fator importante para preparar as instituições para os cenários que estão surgindo.
Planejamento estratégico, gestão de pessoas, estrutura física de instituições e outros aspectos, apontam que algumas organizações ainda não se adaptaram ao século XIX e suas mudanças. Ou seja, a gestão hospitalar ainda não se preparou para as mudanças na saúde. Um fator que desafia o trabalho de líderes e profissionais é a rapidez das mudanças no setor. As tecnologias podem ser apontadas como o principal motor dessas mudanças.
A forma como clientes se relacionam e avaliam as instituições de saúde é um dos exemplos dessas transformações. A comodidade e o fácil acesso são algumas das demandas dos clientes da saúde.
A tecnologia aplicada a saúde, é capaz de realizar diagnósticos mais precisos, com o aumento na eficácia das análises. Esse avanço auxilia na promoção da saúde e pode ser um fator de grande peso para o salvamento de vidas. Com isso, as empresas que fornecem tecnologias para os hospitais precisam ficar atentas aos parâmetros de cada instituição, com isso elas consegue desenvolver soluções personalizadas para os problemas das clínicas, por exemplo.
Algumas das principais tendências tecnológicas:
1 Telemedicina: A telemedicina é a realização de consultas médicas a distância. Ela não se aplica a todas as modalidades de atendimento, mas pode ser excelente ferramenta em diversos procedimentos médicos. Isso agiliza processos, proporciona economia e facilita a consulta com especialistas para realização de diagnósticos e prescrições mais precisos.
2 Big Data: A big data se refere a geração de grandevolume de dados por diversas fontes e ao uso dessas informações de forma estratégica nessas organizações. No contexto da saúde as principais fontes de informações são arquivos internos, sistemas internos, exames e laudos online e arquivos digitais fornecidos pelas instituições que realizam atendimento.
3 Automatização de processos: A área da saúde já conta com uma série de soluções informatizadas para automatização de processos em hospitais e clinicas. A gestão as instituições de saúde se torna mais ágil e efetiva quando há soluções informatizadas para gerenciamento de procedimentos operacionais (como marcação de consultas e controle de tarefas).
Além disso o controle de medicamentos em farmácias é facilitado com softwares. Essas ferramentas otimizam a administração do estoque e promovem maior eficiência operacional, minimizando erros e trabalhos.
4 tecnologias em nuvem: A tecnologia em nuvem proporciona um sistema robusto de armazenamento e compartilhamento de informações. Os dados podem ser acessados com mais facilidade contando com um esquema de segurança bem estruturado para proteção de arquivos.
Uma boa proposta é armazenar os prontuários eletrônicos em sistemas de nuvem. Assim os ricos de perdas e invasões são minimizados. A medida também facilita o acesso de médicos as informações.
O uso de inovações digitais beneficia também a imagem das instituições. A atualização de tecnologias indica que o hospital investe em melhoramento contínuo e que está comprometido com a melhoria da saúde dos pacientes. Com isso, considerando as tecnologias atuais e tudo o que está sendo descoberto e implementado, é possível afirmar que a inovação na saúde é um Infiniti Game. Ou seja, inovar é para sempre.
Comentários
Postar um comentário