Relatos de um Psicóloga – Porque valorizar os profissionais da saúde?
O cenário pandêmico afetou de forma significativa o trabalho de profissionais da saúde. Como protagonistas do combate ao Coronavírus, esses profissionais ocuparam a linha de frente. Porém, não é só devido a pandemia que seu trabalho é importante, mas sim por toda proteção, apoio e serviços que eles oferecem a sociedade nas mais diversas áreas e demandas.
Por isso, buscando valorizar a atuação desses profissionais, convidamos alguns para falar sobre a experiência de estar na linha de frente. Hoje, trazemos o relato da Débora Suzin, ela trabalha no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) de um grande hospital. Confira o que ela nos disse:
“Olá, meu nome é Débora Suzin, moro em Caxias do Sul – RS, e sou estudante de psicologia. Atualmente trabalho em um hospital onde estou na linha de frente da Covid 19. Minhas atividades são na parte dos pacientes de ecografia, tomografia e raio X.
Como profissional da saúde e futura Psicóloga, pois estou quase me formando, percebo um aumento no sofrimento psíquico das pessoas, que está sendo representado por medo, incerteza, insegurança, ansiedade, depressão, luto, e esgotamento físico e mental (o Bournout).
Com essa pandemia parece que o mundo “parou”, tudo atrasou, se formou um silêncio absoluto, mas a vida continua, pois nunca parou.
Toda as pessoas enfrentam hoje um desafio enorme que é o de exercer empatia, resiliência e compaixão. ”
A importância de valorizar os profissionais da saúde.
É possível ressaltar diversos motivos para valorizar os profissionais da saúde. Independente da área de atuação e da profissão exercida, todo profissional da saúde se dedica e vive para cuidar das pessoas, ou seja, de mim e de você.
Com a pandemia, vemos na prática a importância de tais profissionais. Os hospitais estando lotados, os pacientes não teriam a menor chance se não fossem médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, higienizadores, camareiras, enfim... a soma de esforços de todos os profissionais fez a diferença.
Os profissionais da saúde precisam ser valorizados sobretudo, por colocarem suas vidas a disposição de outras pessoas sem temerem os riscos a que se expõe. E fazem isso sem pensar duas vezes!
Comentários
Postar um comentário